Educação Patrimonial

Cordel

Você sabe o que é Literatura de Cordel?

A Literatura de Cordel é uma manifestação da nossa cultura popular brasileira! É também um gênero literário, veículo de comunicação, ofício e meio de sobrevivência para inúmeros cordelistas. Tendo suas origens pelos fins do século XIX, o cordel é elemento constituinte da diversidade cultural brasileira, com contribuições das culturas africana, indígena, europeia e árabe. São histórias, causos, biografias, situações e tudo o que se quiser, contados e escritos em versos, rimas e estrofes. É a nossa Literatura Popular, com histórias do povo, com o povo e para o povo!

Xilogravura

Mas o que é Xilogravura?

A Xilogravura é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre o papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo. É muito conhecida por ilustrar folhetos de Cordel, com imagens que estimulam e brincam com o nosso imaginário. Tem forte apelo popular, com representações do dia-a-dia da nossa gente!

Teatro de Bonecos Mamulengo

Mas o que é o Mamulengo?

O Mamulengo é o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste! É uma expressão genuinamente brasileira, sendo um teatro com diversos personagens, enredos, músicas e temáticas! E, apesar desse bem ser amplamente conhecido como mamulengo, em cada contexto se desenvolveu de forma diferenciada e possui diversas denominações: Cassimiro Coco, no Maranhão e Ceará; João Redondo, no Rio Grande do Norte; Babau, na Paraíba; e Mamulengo, em Pernambuco. É alegria e expressão manifestadas em histórias da nossa e para a nossa gente!

Forró

O dia do ritmo mais contagiante que faz todo mundo ficar com vontade de dançar coladinho! Celebrado nesta terça-feira (13.12), o Dia Nacional do Forró homenageia o nascimento de Luiz Gonzaga, considerado o Rei do Baião, e que nesta data completaria 110 anos. O cantor, compositor e sanfoneiro é o maior representante do ritmo no país não é a toa. O artista compôs, cerca de 700 músicas e a maioria retratando o dia a dia, cultura e realidade da região e das pessoas do nordeste.

O Forró surgiu em 1930, em Pernambuco, consolidado pelos instrumentos sanfona, zabumba e triângulo. Desde seus primeiros registros, o ritmo alegre remete à festa popular, dando sentido a um tipo específico de música, que pode ser cantada ou apenas instrumental. A partir da década de 50, com Luiz Gonzaga, o Forró deslanchou e, ao longo dos anos, gerou outras raízes musicais, como o Arrasta pé; Xote; Baião; Xaxado; Coco; Embolada; Marcha (muito utilizado em quadrilhas juninas); Maracatu; Forró Eletrônico, o Pé de Serra; o Universitário. entre outros.

Em 2022, o Forró completa também um ano de reconhecimento como Patrimônio Cultural do Brasil. O título foi concedido no ano passado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia vinculada ao Ministério do Turismo. O órgão considerou os mais de 100 anos de contribuição cultural, histórica e de identidade, desse ritmo que retrata a vida do povo nordestino do Brasil.

https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/forro-um-ritmo-que-embala-historias-pelo-brasil