Salvaguadar o Patrimônio Cultural Imaterial é nossa meta.
Um coletivo que atua nas dimensões, culturais, sociais e educacionais a partir das ações e projetos estratégicos do livro e leitura, com foco na difusão dos bens registrados como patrimônio cultural imaterial, literatura de cordel, xilogravura, forró e o mamulengo.
Selos Conquistados
HISTÓRICO
O Coletivo cultural foi idealizado por João Almir que é produtor cultural, escritor, cordelista autor de diversos livros e folhetoscordéis, criado na perspectiva das mídias vsociais no ano de 2016. Com objetivo dedivulgação, difusão e fomento do patrimôniocultural imaterial, tais como cordel,xilogravura, livro e leitura, gruposdemamulengo, forró e outros segmentos da cultura popular. é certificado como Ponto de Cultura e Ponto de Memória.
Bem como a utilização das narrativas dos cordéis para contações de histórias, exposições de folhetos, xilogravuras fortaleceu o movimento do livro e leitura. Já em 2018 o grupo já consolidado com a participação de voluntários e colaboradores que vieram somar
esforços para desenvolver outras ações como: Oficinas de Cordel, Xilogravura, e mesclando outras linguagens como o teatro, circo, com a literatura de cordel. Vindo a consolidar-se como coletivo na perspectiva de difusão da literatura de cordel como o principal segmento. Com inspiração e vivência e prática vem se ampliando desde 2021, com novos membros do Gama, Vicente Pires, e cidades do entorno de Brasília.
Tem contribuindo para o desenvolvimento humano, pois carrega a potencialidade e representatividade enorme no Brasil. E ainda por compreender que toda ação que visa à difusão cultural, a partir de iniciativas de promoção como meio para construção do livre pensamento dos envolvidos, a ponto de criar e constituir a inter-relação, que possibilita o intercâmbio cultural e a valorização, respeito a diversidade cultural brasileira, assim como
valores e técnicas relacionadas à defesa de direitos humanos, ambientais e à articulação de redes solidárias de colaboração com a prática da literatura nos espaços seja formal ou não conformidade com a lei cultura viva por articularmos ações socioculturais, museologia social e preservação dos bens patrimônio cultural imaterial. E por atuar com educação patrimonial nos espaços, escolas, bibliotecas, cordeltecas e outros equipamentos.
Somos um coletivo de caráter artístico, cultural, educacional, socioambiental, técnico científico, informativo, organizacional, recreativo e promocional. Composto por leitores, escritores, cordelistas, xilogravadores, colaboradores e voluntários comprometidas com a promoção e difusão da literatura de cordel, literatura infantil. Atuamos em eixos estratégicos no que tange a literatura, cultura e a arte. Na educação não formal livre
também forma e educa no processo de construção de uma sociedade mais colaborativa, mais justa e igualitária e que valorize a diversidade cultural enquanto patrimônio da
humanidade.
O Cordeliando realiza projetos e ações locais e regionais, com conexões arte educadores, cordelistas, contadores de histórias e escritores nacionais, com ênfase nas áreas literária. Desenvolvemos projetos em parceria com o poder público, com organizações da sociedade civil, além de empresas privadas. São projetos que tem como objetivo promover a formação livre dos envolvidos, o intercâmbio cultural e a valorização da diversidade cultural brasileira, assim como valores à articulação de redes solidárias de colaboração.
A literatura é definida como a arte das palavras, mas tudo que ela representa,
simboliza e configura vai muito além de arte. Ela é um instrumento universal de comunicação e contribui para o crescimento intelectual de todos os seres humanos e a eles é garantido o direito ao acesso a essa manifestação artística. Realizado
em parceria com o Clube dos Autores e Editoras e apoiadores, o coletivo tem contribuído na edição e publicação de livros e cordéis de membros ou não do grupo.
Missão
Promover iniciativas nas dimensões sociais, culturais e educacionais visando contribuir para salvaguarda do patrimônio cultural imaterial.
O papel social que desenvolvemos visa oportunizar aos novos autores a publicação de seu
livro com custo reduzido em quase na totalidade. O público é variados jovens, adultos e crianças já publicaram suas produções nos últimos anos com apoio do Coletivo Cordeliando em Brasília e Região Metropolitana – Ride.
Visão
Tornar-se uma organização promotora do desenvolvimento da gestão patrimonial.
Promover a defesa dos direitos à leitura e escrita cm conformidade com a Lei n. 13.696, de 12 de julho de 2018, democratizar o acesso ao livro, valorizar a leitura e o incremento
de seu valor simbólico e Institucional, fortalecer ações de estímulo à leitura.
Valores
Ética, transparência, qualidade, responsabilidade e colaboração.
Criando e formando de redes solidárias de cultura e comunicação. Ser um Instrumento de motivar e influenciar pessoas a desenvolver seus projetos literários, com a ação Projetos Publique seu primeiro Livro.
O Que fazemos
Nossas ações são pautadas nas interrelações e cooperações, parcerias, atuando em rede com ôrgãos governamentais ou não a fim de fomentar conexões e parcerias com arte educadores, cordelistas, xilogravadores, contadores de histórias, brincantes, teatro de bonecos, e escritores.
Oficinas
Oficinas de Xilogravuras;
Oficinas de Cordíes;
Demonstrações e contação.
Publicações
Apoio aos novos autores em publicações de livros e cordéis
Encontros
Apresentações e ações em escolas e espaços culturais
Exposições
Exposições de xilogravuras, cordéis e outras peças.