Oficina de Xilogravura Cordeliando
O curso pretende estimular e desenvolver a xilogravura no âmbito da arte contemporânea. A prática de oficina regular, o conhecimento dos instrumentos de gravação, suportes e meios de impressão funcionarão como estimuladores à produção e à reflexão sobre os desafios que os recursos da xilogravura suscitam. Milenar e atual, a gravura tem possibilidades de pesquisa que podem ser observadas em diversas frentes na produção contemporânea. Sua natureza múltipla permite abordagens no campo editorial como livros de artista, fanzines, lambes, stencil e impressos em geral, assim como faz presença nas manifestações da arte urbana. Além da madeira, outras possibilidades de matrizes encontradas em nosso cotidiano se incluem na pesquisa, o que torna o ambiente da oficina de gravura um laboratório pleno de procedimentos.
Sobre o curso
O curso de xilogravura na prática tem como meta e pretende estimular o desenvolvimento artístico e da arte nessa técnica das artes visuais gravura em madeira. Os participantes irão aprender a criar seu desenho, dominar a utilização das ferramentas os suportes necessários para gravação, impressão utilizando prensas e outras peças muito utilizada para o alcance do resultado. Antes mesmo da utilização de ferramentas os alunos irão conhecer a parte teórica por meio de suportes editoriais, vídeos, demonstrações com objetivo de transmitir os conhecimentos e experiências registradas em livros de artista, xilogravadores e coletivos que trabalham com a técnica que é uma expressão e manifestação cultural desenvolvida no campo e na cidade. O objetivo do curso é formar multiplicadores a fim de ampliar e desenvolver o segmento da cultura popular e artes visuais na contemporaneidade. Os estímulos serão aguçados agregando e congregando valores à produção e à reflexão para o alcance do desenvolvimento da arte em madeira xilogravura, primeiro por ser uma técnica milenar, e muito presente na atualidade na vida cotidiana da humanidade. Será oferecido todos os recursos como o ambiente, espaço adequado para a criação de suas matrizes e posterior revelação.
Aprendendo:
– Introdução do contexto histórico da técnica gravura em madeira.
– Introdução da técnica de gravação em madeira na prática.
– História da xilogravura no Brasil a partir do modernismo até a atualidade, análise da produção brasileira e principais artistas.
– Demonstração e orientação sobre a utilização das ferramentas e suportes.
– Produção da xilogravura e o diálogo com as visualidades na atualidade.
–Ênfase nos meios de impressão em preto e branco.
– Ênfase nos meios de impressão e na cor.
– Conhecimento dos tipos de papel, suas características e possibilidades para melhores resultados.
– Suporte e acompanhamento crítico da produção dos participantes em conversas regulares.
– Reprodução de cópias idênticas.
– Prova de Artista (PA)
– Impressões LIVRES.
RECURSOS
– Papel vegetal.
– Pincel de tinta permanente
– Compasso.
– Réguas.
– Grafite preto.
– Matrizes em madeira MDF.
– Papel canson 150g/m³.
– Goivas (Instrumentos de corte entalhe)
– Equipamento prensa,
– Rolo de borracha para entintar.
– Tintas.
– Solventes.
– Estopas.
para quem:
O curso tem como público-alvo, jovens e adultos com idade acima de 12 anos, pessoas interessadas em aprender e/ou ampliar a técnica no segmento artístico. Oportunidade também para desenvolver a pesquisa sobre o tema. Visa formar multiplicadores, não há exigência de conhecimentos prévios sobre a prática em gravação.
metodologia:
O curso Xilogravura e Conexões tem natureza de oficina permanente e é previsto para alunos sem experiência em gravura ou xilogravura. Mas também é aberto a quem tenha algum conhecimento e queira ter novas experiências, se aprofundar e desenvolver projetos de pesquisa. Algumas dinâmicas de trabalho coletivo são sugeridas ao longo de cada semestre.
Ministrante:

Goári Poeta Gravador (Ceac nº 10935), pseudônimo de Elves de A. Gomes Nunes, nasceu em 1981 na cidade de Castelo do Piauí-PI, mas desde 1994 vive no Centro-Oeste do Brasil, onde deu início às suas atividades artísticas com apenas 13 anos de idade. Ao longo de sua trajetória, acumula 30 anos de produção artística, dos quais 24 são dedicados à xilogravura e à poesia, consolidando-se como um dos expoentes dessas expressões no Distrito Federal.
Artista plástico credenciado no Cadastro de Artistas Plásticos Profissionais nº 229/10 pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal (SECE-DF), Goári também é tecnólogo em Radiologia, advogado, poeta, pintor, escultor, produtor cultural, cordelista, editor e xilógrafo. Multifacetado e comprometido com a valorização da cultura, ocupa posições de destaque em diversas instituições culturais. É Membro Titular da Academia Taguatinguense de Letras (ATL), da Associação Cultural Cordeliando e um dos sócios-fundadores da Academia Gamense de Letras (AGL).
Com um trabalho reconhecido pela autenticidade e riqueza cultural, Goári possui diversos cordéis publicados, entre os quais se destacam obras como A Gata Arteira, Deu Zica, Os Pombos da Feira Livre, Pretinho, Pastel de Feira – Comida Típica de Brasília, O Lobo-Guará – Cordel para Colorir, A Lenda do Cabeça de Cuia, A Lenda da Porca do Dente de Ouro, A Peleja de Dois Irmãos por Causa de Alguns Cordéis e A Lenda da Numse Pode. Esses textos capturam a essência da literatura de cordel, abordando temas que transitam entre o popular, o folclórico e o contemporâneo, com uma linguagem envolvente e criativa.
Seus contatos refletem sua abertura para o público e para a difusão de sua obra. Para conhecer mais sobre seu trabalho, é possível entrar em contato pelo e-mail goariart@gmail.com, seguir seu Instagram (@goaripoetagravador) ou enviar uma mensagem pelo telefone (61) 98226-1416, WhatsApp.
Ministrante:

João Almir do Cordel – é autodidata na técnica de gravura, formado em pedagogia, xilogravador, escritor, produtor cultural, poeta popular, com 25 anos de experiência nas áreas artísticas, é especialista em Educação Patrimônio Artístico e Cultural. Possui cursos de capacitação em Gestão e Elaboração de Projetos Culturais, Saber Museus, Agentes Culturais, e outros. Soma esforços, desenvolve articula e fomenta ações socioculturais na comunidade principalmente a cultura popular nordestina. Realizando oficinas de Xilogravuras e Cordel em escolas, universidades, bibliotecas, espaços culturais, Sesc, Sesi-DF. Participou de várias exposições individuais, coletivas, nacionais e internacionais com a II Exposição Internacional de Ex-Libris do Museu de Artes de Blumenau em 2021, Museu Casa da Xilogravura 2023. Realizou várias oficinas de xilogravuras como no Centro Universitário Uniceplac – Gama – DF, Escola Americana de Brasília – DF, Escola Campos do Saber -GO, Tríade Cultural. Autor de 5 livros e mais de 20 folhetos de cordel. Coordenou o Projeto Tríade em Movimento Cultural em 2022 fomento da Lei Aldir Blanc – Secult – GO, III – FACULT – Feira de Arte e Cultura da Tríade, o IV – Sarau Cultural, Projeto Tríade em Movimento Cultural 2022, 17 ª Primavera dos Museus, 21ª Semana Nacional dos Museus, ambas em 2023. Coordenador da Oficina de Xilogravura Cordeliando 2024.
Alguns clientes
https://www.facebook.com/photo/?fbid=1380539139559658&set=pcb.1380540019559570


https://visite.museus.gov.br/18-primavera-dos-museus/oficina-de-xilogravura-cordeliando

Ferramentas (Goivas) e Prancha de Madeira

Vídeos